quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Correção: Palmeiras é o novo líder do ranking da CBF

Ontem o Santos venceu seu primeiro adversário na luta pelo tricampeonato mundial de clubes (3x1 sobre o Kashiwa Reysol), mas perdeu a liderança do novo ranking da CBF. Para ser mais direto, o posto durou apenas um dia.
Nesta quarta-feira, a entidade refez as contas, considerou um título do Palmeiras que estava esquecido e publicou uma nova lista, com o time do Palestra Itália no topo.A mudança leva o Palmeiras a 2366 pontos, oito à frente do Santos, que passa a ser o segundo colocado. As alterações também mexem com as posições de Inter e Cruzeiro. Os gaúchos pulam para o sétimo lugar, deixando os mineiros no oitavo posto.O erro nas contas da CBF aconteceu devido ao ano de 1967, em que o Palmeiras tem dois títulos nacionais – a entidade contou apenas um. A mudança não afeta a tabela da Copa do Brasil, também divulgada na terça-feira.
Agora todos estão dizendo: "Como pode um time ser campeão brasileiro duas vezes no mesmo ano?" Sem querer defender o Palmeiras - mas já defendendo -, na Argentina, por exemplo, são realizados duas competições nacionais por ano, o Clausura e o Apertura. Lá eles não disputam campeonatos regionais como nós fazemos aqui. O Brasil sempre teve um calendário mais cheio. O Palmeiras diputava, assim como outros, o Paulista, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa e a Taça Brasil, além é claro de torneios internacionais para o qual também era convidado eventualmente.
A partir de 1971 foi definido uma única competição nacional, o Campeonato Brasileiro. O que eu sempre me pergunto é porque isso demorou tanto para acontecer. Será que antigamente era tão difícil assim criar um úncio campeonato nacional? E mais, com um nome tão simples como Campeonato Brasileiro? Como ninguém pensou nisso antes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário