Ser jovem não é fácil! Desde que entramos na puberdade, começa o calvário, principalmente para os meninos, que "ralam" com piadinhas do tipo: "Rarará, meu pinto é maior que o seu"! ou então "Eu já transei e você ainda é virgem, rarará"!
Vale tudo pela absoluta vontade de se tornar popular frente aos demais, o que, na verdade, é apenas a busca da auto-afirmação, de descobrir quem na verdade é você e responder à grande pergunta, a dúvida das dúvidas, dilema digno do enigma da esfinge: o que você vai ser quando crescer? O que vai fazer pelo resto de sua vida?
É então, que chega o grande dia, ou melhor, o dia "D" prestar o vestibular. Enquanto alguns dos maiores vestibulares do país estão sendo realizados, alguns jovens, ainda estão reticentes quanto a sua formação, buscando ajuda em testes vocacionais. Um bom exemplo é o de um amigo meu. Sujeito inteligente, descolado, mas que, aos 18 anos, não sabia o que queria fazer da vida ("...alguns dos quarentões mais interessantes que eu conheço ainda não sabem - diria Pedro Bial em Filtro Solar)...
Aos 18 anos meu amigo não sabia para que - qual curso - iria prestar no vestibular - essa frase tem duplo sentido, rarará! Será que eu presto pra alguma coisa? (o pobre pode dizer).
Bem, o fato é que ele fez o tal teste vocacional e o mesmo deu "advogado" como resultado. Hoje ele é bem sucedido agrônomo - no dia da inscrição ele mudou de idéia, mas as duas profissões têm tudo a ver, não acha? Advogado só descasca pepino, abacaxi e vive com uma batata quente nas mãos, rarará!
Isso é apenas para que você que já prestou seu (s) vestibular (es) - ou que ainda vai prestar - reflita bem. Sempre é tempo de mudar. E daí se seu pai quer que você seja médico como ele, se você quer ser professor. Sei que se conselho fosse bom a gente vendia, mas aceite o meu: seja feliz! É, assim, feliz! Você vai passar pelo menos oito horas por dia do resto dos próximos 35 anos dentro da sua profissão (isso, no mínimo) e tem que se sentir bem, disposto (a), feliz com sua escolha. Não dá pra errar, ser infeliz e, quando estiver velho (a) dizer frustrado (a): "Pôxa vida, eu poderia ter sido um (a) excelente...
Atualmente 85% dos jovens buscam o funcionalismo público para a solução de seus problemas. Assim, vão poder ostentar um carro popular 0Km, uma casa própria com dois ou três quartos, dois filhos e uma sagrada ida a pizzaria aos domingos. Mas e a felicidade, onde entra nisso tudo?
Se o sujeito gostar daquilo, tudo bem, caso o contrário, sofrerá de problemas de saúde antes mesmo dos 40.
Sou locutor de rádio e formado em publicidade. Exerço as duas atividades. Sei que a possibilidade de ficar rico até os 40 não é muito grande, mas sou feliz demais, sou realizado profissionalmente. Amo o que faço e é isso que realmente importa.
Não dá pra arriscar, faça a escolha certa, ouça seu coração, ele sempre fala mais alto.
Boa sorte. Grande abraço e dias melhores.