sexta-feira, 27 de abril de 2012

Time muda de nome depois de ação movida pelos Correios



Quando um dos times mais fortes da Cidade Tiradentes foi batizado, há dez anos, o nome escolhido deveria servir como homenagem. Com jogadores rápidos e habilidosos, a equipe sempre chegava rápido às vitórias, com a mesma velocidade do Sedex, serviço de entrega expressa dos Correios.
Esse nome, porém, virou um verdadeiro abacaxi para a equipe de futebol amador. Há três anos, os Correios tentam impedir que a Associação Esportiva Sedex, da zona leste de São Paulo, use o nome de seu serviço.
Em 2012, a empresa venceu. Vice-campeão da Copa Kaiser em 2010, o time foi obrigado a mudar de nome e atualmente é chamado de SDX, sigla de Sedex. A equipe está perto da classificação para a segunda fase da Kaiser 2012 e precisa apenas de um empate para garantir a vaga.
Em nota oficial, os Correios explicaram que a medida foi tomada para que o time de futebol amador não fosse confundido com um time oficial da empresa. “Como em todas as empresas, o uso de marcas é direito exclusivo do proprietário, inclusive protegido por legislação. Os Correios somente autorizam o uso de suas marcas por terceiro após análise da oportunidade mercadológica ou institucional. O uso indevido pode ser confundido com a marca de propriedade dos Correios e provocar confusões, associações indesejadas ou prejuízos de imagem.
Com a derrota na Justiça, o Sedex teve de correr para conseguir o novo nome. A equipe jurídica que tratou do caso foi buscar alternativas para o problema e encontrou a solução na sigla SDX. “Pesquisamos o termo e fizemos o registro, para não ter o mesmo problema. Mudamos toda a comunicação visual, mas com a torcida não temos o que fazer. Eles continuam gritando Sedex na arquibancada”, diz um dos membros da equipe.
Sinceramente não gostei da sigla "SDX". Já que eles tiveram o aviso de recebimento do processo, era melhor então ter colocado "A.R.", rarará!




Nenhum comentário:

Postar um comentário