terça-feira, 2 de março de 2010

O dilema de Dunga

Bom dia, gente boa!
Vamos começar de novo. Hoje a tarde (17h10, amistoso contra a Irlanda) tem jogo da seleção e o comandante do time nacional, nosso amado e idolatrado Dunga, parece já estar decidido: Ronaldinho Gaúcho não vai à Copa da África do Sul.
Tanto ele quanto os demais jogadores elogiaram o futebol apresentado pelo atleta nessa reta final para a convocação definitiva, mas todos também foram enfáticos ao entoar o mesmo discurso. Dizem que seria injusto Dunga "sacar" um jogador que "ralou" durante anos para dar lugar a Ronaldinho, que somente agora - a poucos meses da competição -, mostrou interesse pela seleção, que ele próprio havia deixado em segundo plano.
Pensando bem o técnico tem uma verdadeira batata quente nas mãos. Se ele convovar Ronaldinho deixando de fora, por exemplo, Júlio Baptista (que joga na mesma posição), desagradaria o restante do grupo, que poderia vir a fazer "corpo mole" na Copa. Dunga não pode correr esse risco, você correria? Logo ele, que pode levar a tríplice coroa - já conquistou a Copa América e a Copa das Confederações - com a conquista do mundial e se firmar como o técnico mais vitorioso do últimos tempos no comando do selecionado nacional. Outra pergunta que não quer calar é sobre uma possível convocação de Neymar (do meu Santos!), mas isso cairia no mesmo dilema: nosso chefão teria que excluir alguém.
Realmente não é tarefa das mais fáceis. Outras seleções como Espanha, Argentina, Itália e Alemanha, devem estar torcendo para que haja discórdia no grupo brasileiro, pois eles sabem que o maior adversário do Brasil é ele mesmo. Como profissionais que são, sabem que nossa seleção tem talento de sobra e que só perde para a arrogância desmedida, para a falta de coletividade.
Tomara que Dunga tome a decisão mais sábia. Com ou sem Ronaldinho, somos fortes e temos plenas condições de ganhar esse mundial. Agora já não são mais 90 milhões em ação como em 1970 no México. Hoje somos 190 milhões de corações aflitos e com um mesmo desejo: o de gritar HEXACAMPEÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário